O Probem

O Programa para Bem-Estar e Saúde Mental do Centro de Artes e Comunicação da UFPE foi criado em 2018 pela professora do departamento de música Viviane Louro, devido aos casos recorrentes de estudantes adoecidos emocionalmente por conta do estresse da vida e da rotina universitária.

O objetivo do PROBEM DO CAC é promover ações, tais como: palestras, oficinas, rodas de diálogos, discussão com os professores, dentre outros, sobre humanização, qualidade de vida, bem-estar, saúde em geral e saúde mental e é direcionado a estudantes, funcionários e docentes do Centro de Artes e Comunicação da UFPE.Além disso, visa promover ações com professores e funcionários do campus em prol da conscientização sobre o adoecimento mental e formas de acolhimento mais humanizado, através de reuniões, campanhas e eventos.

Além disso, o PROBEM DO CAC, de 2018 à 2021, ofereceu acolhimento a alunos em sofrimento psíquico por questões de adoecimento emocional devido a rotina da universidade ou por dificuldades pedagógicas ou inclusivas, os encaminhando para ajuda profissional na UFPE  em instâncias institucionais destinadas a cada questão específica, para que suas demandas fossem acompanhadas e melhor direcionadas. 

As propostas atuas do PROEBM DO CAC são:

Promoção de palestras, eventos e lives sobre saúde geral/emocional, bem-estar, humanização, cuidado, etc;

Promoção de rodas de diálogos sobre o cotidiano universitário e sobre saúde mental com alunos do departamento de música;

Promoção de meditação semanal a estudantes, funcionários e pessoas interessadas;

Exposição de uma rede de apoio  disponibilizada neste portal, no que se refere a atendimentos terapêuticos, grupos de apoio, psiquiatras e afins (todos gratuitos ou de baixo investimento).

Sobre a coordenadora:

Viviane Louro – Docente efetiva do departamento de música e desde 2023, coordenadora do curso de Licenciatura em música da UFPE. Doutora em neurociências pela UNIFESP com experiência de 22 anos na área de saúde mental, transtornos neurocognitivos e comportamentais e deficiências diversas. Mestre em educação musical pela UNESP. Pós-graduada em psicologia investigativa e criminal profile pela Unyleya. Pianista de formação pela FAAM. Mentora e coordenadora geral do PROBEM DO CAC, do curso de Especialização em Neurociências, Música e Inclusão da UFPE e da Liga Acadêmica de Neurociências Aplicada da UFPE (LIANA). De 2020 à 2022 foi Preside da Comissão Humanização e Saúde Mental – BEM-ESTAR UFPE e desde 2022 é membro desta comissão e da Comissão de Convivência Discente. Autora de 8 livros sobre educação musical inclusiva, neurociências e música e saúde mental, além de autora de capítulos de livros e artigos (alguns premiados) em neurociências, música, inclusão, transtornos mentais, saúde mental, psicomotricidade, dentre outros.